You are currently viewing Por que amamos a praia? A ciência explica

Por que amamos a praia? A ciência explica

Lembro-me que quando escolhi o mar como identidade visual para divulgar meu trabalho profissional tinha claro que me remetia a uma sensação de paz, embora de maneira empírica, era essa a sensação que eu gostaria de transmitir.

Achei muito interessante saber que a ciência explica como a praia pode mudar nosso cérebro e saúde mental; conforme cita Lora Fleming, da Universidade de Exeter na Inglaterra, “a idéia de que a praia ajuda a nossa saúde está bem estabelecida, porém os cientistas só começaram a olhar para os benefícios de saúde do oceano experimentalmente nos últimos tempos”. Vejamos alguns benefícios :

1 – O córtex pré-frontal, uma área do cérebro associada com a emoção e autorreflexão (bem como outras funções) é ativado quando os sons do oceano são reproduzidos.

2 – As ondas dos oceanos geram íons negativos que aceleram a capacidade do nosso corpo de absorver oxigênio. A sensação de paz que temos na praia pode ser um resultado de alterações moleculares em nossos corpos. Eles também equilibram os níveis de serotonina; uma substância química produzida pelo organismo que está relacionada com o humor e o estresse podendo até fazer-nos dormir melhor.

3 – Os níveis de seu hormônio do estresse, cortisol, diminuem. A razão pela qual as praias têm um efeito tão calmante sobre nós pode ser por causa do som das ondas. Os sons mais relaxantes e agradáveis de ouvir são aqueles que têm padrões de ondas previsíveis. O som também deve ser suave em volumes e frequências harmônicas em intervalos regulares. Desta forma, o oceano pode ter um efeito positivo sobre nossa saúde em geral e evitar potenciais problemas de saúde.

4. A superfície plana do oceano nos acalma podendo também dar-nos uma sensação de segurança. O neurocientista Michael Merzenich diz que os seres humanos se sentem seguros quando estão em lugares que não são complexos. Na floresta, seres humanos precisam fugir de animais predadores; nas cidades, há bandidos e vilões com os quais devemos tomar cuidado; no entanto, na praia podemos enxergar milhas, e isso nos transmite sensação de paz de espírito. Não há ameaças potenciais.“Somos construídos, neurologicamente, para normalizar o nosso ambiente e controla-lo.”, diz Merzenich.

Quando unimos o que gostamos com a comprovação da ciência…só nos resta desfrutarmos o máximo possível.

Então, vamos para praia? Nossa saúde física e mental agradece!

Deixe um comentário